quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Treinamento para transporte escolar

O motorista do transporte escolar que trabalha em Curitiba precisa realizar alguns treinamentos básicos antes de iniciar suas atividas profissionais. O controle do treinamento é feito pela prefeitura de Curitiba, mas quem faz o treinamento em si?

Essa função é do Sest/Senat. Em um treinamento de 44 horas, os condutores de transporte escolar, nesse caso os próprios alunos, recebem informações sobre direção defensiva, prevenção de acidentes, elementos básicos sobre legislação, regras gerais de circulação, psicologia, segurança no trabalho, sinalização de trânsito, meio ambiente, primeiros socorros, e cidadania.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Redução de ICMS no transporte escolar

Já falei sobre a isenção de IPI para compra de veículos de transporte escolar. Isso certamente faria com que o valor do serviço de transporte escolar em cidades como Curitiba tivesse um barateamento.

Outra possibilidade de redução de custos atrelada aos impostos seria através da redução do ICMS. No início do anos o governador do Paraná e ex prefeito de Curitiba, Beto Richa, editou uma lei que reduzia o ICMS na compra dos veículos. Infelizmente o prazo era limitado e muitos transportadores não tiveram a oportunidade de aproveitar a redução. Se isso fosse algo definitivo permitiria uma renovação de frota e com o tempo o preço teria uma redução, principalmente nas grandes cidades, como Curitiba.