sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Qual a quantidade de alunos que usam o transporte escolar em Curitiba?

Não existe um número exato, mas a estimativa é que o número de alunos que usam o transporte escolar em Curitiba diariamente gire em torno de 45 mil crianças. Isso dá uma média aproximada de 50 crianças para cada transporte escolar existente em Curitiba.

Mesmo sem aumentar o número de licensas nos últimos anos o serviço teve uma expansão. Isso aconteceu porque os veículos utilizaos para transporte escolar há alguns anos eram prioritariamente kombis. Depois da abertura do mercado brasileiro para importações um grande número de veículos maiores, como Bestas, Ducattos e outro passaram a operar nas ruas de Curitiba.

Para se ter uma ideia, o número de alunos que um transporte escolar carrega quase dobra quando o condutor migra de uma kombi para uma besta. Assim, podemos considerar que Curitiba teve sua capacidade de atendimento para o transporte escolar expandida razoavemente nos últimos anos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Transporte Escolar na região metropolitana de Curitiba.

Algumas crianças moram em Curitiba e estudam na região metropolitana. Outras moram na região metropolitana e estudam em Curitiba. Nesses casos, como contratar o transporte escolar do seu filho?

O transporte escolar é um serviço municipal, regulamentado por cada prefeitura. Dessa forma um carro de Pinhais não tem premissão para trabalhar em Curitiba e um carro de Curitiba não tem permissão para trabalhar em Piraquara, por exemplo.

Mas e nos casos em que a criança mora em uma cidade e estuda em outra? O que deve ser feito?

A licensa de trabalho prevê que o condutor só pode oferecer seus serviços de transporte escolar para moradores da sua cidade. Se a criança atravessa o limite do município para estudar em outra cidade e depois retorna para casa não há problema algum, desde que o transportador que preste o serviço seja da cidade de origem da criança.

Então vamos exemplificar a situação.
Se você mora em Curitiba e seu filho estuada em Campo Largo você deverá contratar um transporte escolar de Curitiba, autorizado a trabalhar e fiscalizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Esse transportador pegará seu filho na sua casa, em Curitiba, e deixará na escola. Na volta, ele pegará seu filho em Campo Largo, e mesmo sendo autorizado a trabalhar por Curitiba não terá nenhum problema.

Por outro lado, se você mora em Curitiba, seu filho estuda em Curitiba e o transporte escolar que você contratou é de Campo Largo existe o risco dele ser abordado em uma blitz e ter o veículo apreendido. Nesse caso é comum o pai ter que ir buscar o filho na blitz e em muitos casos a criança perder um dia de aula. Outro problema frequente é o pai ter que correr para contratar outro transportador o mais rápido possível, pois a liberação do carro apreendido costuma demorar alguns dias e nesse caso o transportador autuado fica impossibilitado de oferecer o serviço. Por isso o melhor a fazer é, desde o princípio contratar um carro que opere legalmente.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Isenção de IPI para transporte escolar

Está para ser aprovado no Congresso uma lei que isenta o transportador escolar do IPI. Essa medida poderá fazer com que o valor do serviço seja reduzido, uma vez que o valor de investimento para a compra de uma condução para o transporte escolar tenha uma significativa redução.

O modelo proposto pelo deputado residente em Curitiba, Ratinho Jr é similar ao aplicado para taxistas. Pelo projeto O benefício atinge os veículos comprados por prefeituras, governos estaduais, Distrito Federal e por instituições educacionais sem fins lucrativos. E, ainda, profissionais autônomos e suas cooperativas habilitados e dedicados exclusivamente ao transporte coletivo de estudantes.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Transporte escolar de crianças com necessidades especiais em Curitiba.

O serviço de transporte escolar para crianças com necessidades especiais de Curitiba apresenta um sistema próprio, diferente do sistema comercial habitual.

O SITES (SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE PARA O ENSINO ESPECIAL) foi criado nos anos 80 e é operado pela prefeitura em parceria com empresas de ônibus. O serviço é gratuito e subsidiado pelo valor da passagem que todo curitibano que usa transporte público paga.

Isso não impede qua algumas crianças especiais usem o transporte escolar regular de Curitiba. Nesses casos a decisão por qual sistema adotar deve ser tomada pelos pais, levando-se em consideração a disponibilidade e qualidade dos serviços.

domingo, 4 de setembro de 2011

Iniciativa curitibana ensina aos alunos como se comportar no transporte escolar.

O programa "Se essa Rua Fosse Minha" ensina aos alunos do ensino básico os riscos do trânsito e também como devem portar-se para evitar tais perigos. Criado em 2006 o programa já treinou mais de 800 mil alunos e visa à segurança e educação no trânsito, levando noções de cidadania e segurança para crianças, pais e professores de todo o Brasil.

A iniciativa é do empresário Faruk El-Khatib, de Curitiba, e é considerado, hoje, o mais completo do país, sobre trânsito e consiste na distribuição e aplicação de materiais didáticos que abordam o bom comportamento no trânsito, para estudantes do Ensino Fundamental de escolas municipais de todo o país.
 
O kit é composto por um livro do aluno, um livro dos pais e outro dos professores, um manual de instruções, DVD, jogo da memória, cartazes, uma bolsa de material reciclável e um certificado de conclusão de curso. O conteúdo explora atividades práticas e contextualizadas e incentiva o respeito e civilidade nas ruas.
 
Entre outras coisas, o treinamento ensina aos alunos noções básicas de segurança para quando estiverem dentro das vans de transporte escolar. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Passe escolar e o transporte escolar

Curitiba tem um programa de passe escolar em que alunos tem parte das passagem subsidiadas pela prefeitura, mas em Curitiba não existe o subsídio por parte da prefeitura ao transporte escolar.

Essa dúvida é bem frequente, pois em algumas cidades, como São Paulo, o transporte escolar é, em muitos casos, pago pela própria prefeitura. Lá, quem realiza o serviços são consecionários, em um modelo muito parecido com o de Curitiba, e apenas os transporte escolar feito por pessoas físicas pode receber alunos do programa da prefeitura.

Esquanto Curitiba não amplia esse serviço, a única solução é arcar com os custos do transporte escolar.