terça-feira, 20 de setembro de 2011

Transporte Escolar na região metropolitana de Curitiba.

Algumas crianças moram em Curitiba e estudam na região metropolitana. Outras moram na região metropolitana e estudam em Curitiba. Nesses casos, como contratar o transporte escolar do seu filho?

O transporte escolar é um serviço municipal, regulamentado por cada prefeitura. Dessa forma um carro de Pinhais não tem premissão para trabalhar em Curitiba e um carro de Curitiba não tem permissão para trabalhar em Piraquara, por exemplo.

Mas e nos casos em que a criança mora em uma cidade e estuda em outra? O que deve ser feito?

A licensa de trabalho prevê que o condutor só pode oferecer seus serviços de transporte escolar para moradores da sua cidade. Se a criança atravessa o limite do município para estudar em outra cidade e depois retorna para casa não há problema algum, desde que o transportador que preste o serviço seja da cidade de origem da criança.

Então vamos exemplificar a situação.
Se você mora em Curitiba e seu filho estuada em Campo Largo você deverá contratar um transporte escolar de Curitiba, autorizado a trabalhar e fiscalizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Esse transportador pegará seu filho na sua casa, em Curitiba, e deixará na escola. Na volta, ele pegará seu filho em Campo Largo, e mesmo sendo autorizado a trabalhar por Curitiba não terá nenhum problema.

Por outro lado, se você mora em Curitiba, seu filho estuda em Curitiba e o transporte escolar que você contratou é de Campo Largo existe o risco dele ser abordado em uma blitz e ter o veículo apreendido. Nesse caso é comum o pai ter que ir buscar o filho na blitz e em muitos casos a criança perder um dia de aula. Outro problema frequente é o pai ter que correr para contratar outro transportador o mais rápido possível, pois a liberação do carro apreendido costuma demorar alguns dias e nesse caso o transportador autuado fica impossibilitado de oferecer o serviço. Por isso o melhor a fazer é, desde o princípio contratar um carro que opere legalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.